Eu não nasci aqui. O meu lugar é outro!


"A liturgia do sangue"
1963
José Carlos Ary dos Santos

Eu não nasci aqui. O meu lugar é outro! 
É na terra de fogo onde as palavras ardem, 
É na ilha de sal onde os ventos me levam, 
Na estepe de silêncio onde os homens me ladram.

É no falcão da noite que voa sobre as águas, 
No cavalo dos deuses que corre sobre o vento, 
No flanco da loucura, à direita do mundo, 
Na espora do silêncio, à direita do tempo.

É no ir dos navios que demandam o rumo 
Dum cabo de segredos que não podem dobrar, 
No galope do medo, na viagem do fumo, 
Nas terríveis passadas do destino a andar.

Eu não nasci aqui. O meu lugar é outro.
É onde for o sangue, o abismo, o espasmo, o pólen,
É onde eu não chegar, é onde for o grito
Em que se rasga o mundo quando nasce um homem.

Sem comentários: