ajustei-me para sparring partner

De Vasco Costa Marques
ajustei-me para sparring partner

O que eu lutei com a minha sombra
nem é bom falar
aparando golpes inventando performances
cúmplice do engano
de nunca me ter vencido
na esquiva dos jabs
e dos upercuts

Lembro-me mais é de me ver
nos espelhos dos bares
e das medalhas dos rótulos das garrafas
e do cheiro dos urinois de vomitar
igual ao dos balneários
e das esquadras da Polícia

Ainda me lembro do Santa Camarão
já ele estava no fim
fins que demoram muito

Santa Camarão, ou Zé Santa, foi um pugilista dos anos 20 e 30 do século passado, que se destacou pela sua grande estatura e força. Numa carreira curta, que terá terminado em 1934, combateu na Europa e nas Américas acumulando vitórias suficientes para o tornar um herói popular. (nota de JG)

Sem comentários: